quinta-feira, 15 de julho de 2010

Basculações e Ataque pelas alas

Caros Amigos,

O blogue tem vindo a ser alvo cada vez mais de visitas do mais variado tipo de pessoas, daí ter-vos disponibilizado a opção de puderem traduzir os textos para a vossa lingua.
O blogue já chegou ás 100 visitas diárias, o que significa, que tem sido alvo de leitura de muitas pessoas.
Ao longo deste tempo, tem servido para mostrar um pouco daquilo que sou e ultimamente e a pedido de alguns de vós tenho colocado alguns exercicios para que os possam utilizar.
Os exercicios que tenho clocado, têm sido exercicios muito simples, pois continuo com a opiniao que os treinadores devem "inventar" os exercicios de acordo com as suas necessidades.

O exercicio que se segue não fogue a essa regra. É um exercicio simples de trabalhar mas que pode criar rotinas muito interessantes para quem gosta de um bom futebol, um futebol inteligente, vencedor e um futebol que possa proporcionar ás pessoas que pagam os bilhetes e aqueles que acompanham o clube, um bom espetaculo.

O exercicio que se segue encaixa muito bem num 4x3x3, pois é uma tactica que tem de utilizar um futebol rápido, com bons extremos e com um cerebro na equipa.


Como podem observar talvez seja já um exercicio ate bastante trabalhado por alguns.
O objectivo do exercicio é criar rotinas de posicionamento táctico pois obrigará a equipa que está a defender a realizar basculações de forma a defenderem as balizas colocadas junto á grande área, e da mesma forma irá obrigar a equipa que ataca as balizas pequenas a jogarem pelas alas.

Tudo isto parece muito simples mas se observar-mos a imagem com mais atenção vemos que por norma o posicinamento táctico é auto-criado face ao posicionamento da bola.
Ora isto acontece em todas as equipas, e muito bem, só temos é que ser inteligentes e proporcionar ás nossas equipas a inteligencia de explorar esse posicionamento. Este tipo de posicionamento só acontece com equipas que usam uma marcação á zona, pois quando existir marcação ao homem, não será tão facil explorar aquilo que vou transmitir-vos.

Quando jogamos em 4x3x3 (algo que eu aprecio bastante) são criadas várias linhas diagonais, linhas essas que são o ideal para a realização de passes, pois são mais dificeis de serem interceptados.

Sendo o posicionamento mencionado na figura um posicionamento normal num jogo, eu decidi ao criar a imagem, colocar uma linha a dividir o terreno ao meio.
Essa linha foi colocado para que facilmente se perceba que a zona contrária ao centro de jogo por norma está desocupada. Muitos treinador pedem aos seus extremos para fechar o centro de jogo, algo que está completamente errado, pois irá tirar-nos a possibilidade de realizarmos contra-ataques que podiam ser bastante perigosos.

Se repararem do lado esquerdo da linha só existem 4 jogadores de campo da equipa adversária (azul), o que significa que os restantes 6 jogadores de campo estão do lado onde está a bola.

Ora por onde é mais fácil criar perigo?
Obvio, que será pelo lado esquerdo. Então o que devem trabalhar é a rotina de virar o centro de jogo e ai é que entra o vosso trinco, que por norma está livre de marcações.

Neste caso o vosso trinco deverá posicionar-se de forma a ter linhas diagonais em relação ao colega que tem a bola e ter qualidade suficiente para colocar a bola do lado oposto no extremo, para que possa realizar um ataque em velocidade e apanhar a equipa adversária desorganizada defensivamente.

O extremo deverá estar bem aberto e bem posicionado.

Neste exercicio vocês vão trabalhar basculações, ataque pelas alas e criar rotinas de ataque pelas alas bem interessantes que se bem trabalhadas podem render-vos bastantes pontos.

Face ao numero elevado de visitas queria pedir-vos alguns comentários aqui para o blogue. Tenho recebido bastantes incentivos através do msn mas gostava que colocassem os vossos comentários aqui para que possa partilhar com todos os visitantes.

1 comentário:

Hugo Silva disse...

Bom dia caro Mister Paulo Silva.
Antes de mais queria dar lhe os meus sinceros parabens pelo seu exelente blog. Tem conteudos muito bons para a pratica do treino que ajuda pessoas como eu que adoram futebol e se aventuraram a pouco tempo na pratica do treino.
Caro Paulo eu sou um jovem de 24 que este ano atraves de um amigo aceitei o convite pra ser seu adjunto numa equipa de juniores e como nao tenho muita pratica de lidar com o treino queria pedir lhe se gentilmente me podia formecer alguns exercicios de treino mas o que eu mais queria era exercicios de aquecimento com e sem bola. Pois nesse capitulo sou mais fraco (apesar de ter jogado futebol muitos anos ja me esqueci como fazer um bom aquecimento).
peço desculpa por este abuso mas nao gosto de entrar em projectos mal preparado e como acho o seu blog muito bom pensei em pedir lhe ajuda. Adoro futebol e tenciono tirar o curso de treinador mas devido ao facto de ainda ser estudante universitario, nao tenho possiblidades pra tirar o curso devido ao seu custo.
Sr Paulo se me poder ajudar ficaria lhe muito grato emais uma vez muitos PARABENS pelo Blog.

Um bom resto de dia.
Com o mais sinceros cumprimentos: Hugo Silva