quinta-feira, 15 de abril de 2010

Factores Psicológicos que interferem no comportamento dos atletas de Futebol

Bem Caros amigos leitores, é com grande prazer que vejo o contador de visitas do blogue quase nas 5000 vistas, neste momento. De referir que este blogue não tem a minima publicidade em lado nenhum, obrigado a vós.


Tal como tem sido habito meu, deste que criei este blogue, publico cerca de ¾ tópicos mensais, e aí está uma tema muito em voga e do qual se tem falado, devido nomeadamente ao fenomeno Mourinho, onde o intitulam de Mind Gamer.

O desporto actualmente está presente na vida de muitas pessoas de diferentes idades.

Há mesmo quem chegue a dizer que o desporto é o fenómeno social mais importante e influente do século XX.

Tendo em conta este fenómeno, onde o futebol está no centro das atenções,existe um numero cada vez maior de psicólogos interessados em processos de investigação psico-desportiva e interessados em usar a sua profissão e conhecimentos para o beneficio desportivo.

Entretanto foi criado um “tema” cujo o nome é Psicologia do Desporto e se refere aos fundamentos psicológicos, aos processos e às consequencias da regulação psicológica das actividades relacionadas com o desporto de uma ou mais pessoas praticantes e onde o foco do tema está centrado nas diferentes dimensões psicológicas da conduta humana, ou seja, afectiva, cognitiva ou motivadora.

Com a evolução que o desporto sofreu surgiu como consequencia, uma evolução no estudo da psicologia desportiva do homem que pratica desporto, juntamente com os factores que influenciam o seu rendimento, ou seja, o comportamento dentro do desporto, o qual é manifestado por factores físicos, técnicos, tácticos e psicológicos, visto que a parte emocional do ser humano está presente em todos os momentos, principalmente numa competição, onde será medido o seu desempenho.

Existem vários factores que influenciam o rendimento, entre eles, os que mais se destacam são a motivação a autoestima, a autoconfiança, a ansiedade e a agressividade.

Um factor a ser considerado é a autoconfiança, a qual seria um dos elementos relacionados à segurança para agir em situações novas. A autoconfiança, ainda, é definida como a crença de que se pode realizar satisfatoriamente um comportamento desejado. A autoconfiança influencia tudo o que o sujeito faz, desde os actos mais simples e banais até as opções mais importantes da sua vida.

Um atleta autoconfiante, diante de um fracasso, manter-se-á alheio a essa situação, porém, se apresentar uma autoconfiança baixa, poderá identificar-se com o fracasso e ter dificuldades para superá-lo. No desporto, esse factor, quando baixo, interfere no rendimento do atleta, pois tem relação directa com a segurança do mesmo para enfrentar determinada situação.

A ansiedade é outro factor psicológico que interfere no rendimento desportivo. Entende-se a ansiedade como uma resposta emocional determinada a um acontecimento que pode ser agradável, frustrante, ameaçador, entristecedor e cuja realização ou resultado depende não apenas da própria pessoa, mas também dos outros.

Esse factor está presente em momentos que antecedem as competições e também durante e após elas, essas situações são tidas como situações tensionantes, ou seja, a ansiedade ocorre sempre por causa de um medo do futuro, de algo que está por vir, como o resultado de um jogo ou de uma competição.

A agressividade é mais um factor que pode influenciar o atleta. Esse factor, dentro do desporto, pode ser classificado ao longo de uma escala, de acordo com a intensidade e o tipo de agressividade inerente a cada um.

Aquele Abraço
Paulo Silva

Sem comentários: