terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Estatística no Futebol

Nos dias que correm qualquer “leigo” sobre o tema futebol, que leia por exemplo um jornal desportivo consegue ter uma percepção daquilo que foram os acontecimentos de um determinado jogo, bastando para o efeito, observar os números do jogo (dados estatísticos) disponíveis nos jornais desportivos.
A análise desses dados permite-nos saber quais as lacunas existentes de uma determinada equipa, zonas onde criam mais perigo, zonas de maior ou menor eficácia, etc…
Este tipo de trabalho é algo que não se deve dispensar durante uma época desportiva, pois permite-nos identificar lacunas, etc…
Assim sendo a observação estatística tornou-se em dados que todos querem ter, mas “apenas” as equipas profissionais dispõem. Não condeno quem não as usa mas certamente que o sucesso dessas mesmas equipas não será um grande feito.
Nas equipas amadoras diz-se que não existem pessoas para trabalhar, meios financeiros, etc.… mas isso não passam de desculpas.
A estatística/observação hoje em dia é fundamental para criar uma equipa vitoriosa.
Qualquer treinador que detém mais informação sobre si mesmo e sobre o seus adversários terá vantagem perante qualquer outro treinador com menos informação.
A observação (estatística) deve sempre ser feita de uma forma “fria” e sem tendências, pois dados errados ou que não sejam exactos podem-nos induzir em graves erros.
Os relatórios de observação e/ou estatísticas devem ser concisos e objectivos para que não haja duvidas de analise.
Os relatórios deverão ser sempre divididos por períodos de análise para que a analise seja mais minuciosa e precisa.
Deve-mos dividir pelos seguintes períodos:
            -1ª e 2ª parte do jogo
            - Espaços de tempos de 15 minutos (dos 0 aos 15, dos 16 aos 30, ……)
Desta forma seremos capazes de desmontar a(s) equipa(s) por períodos e trabalhar/explorar algumas tendências da(s) Equipa(s).
Existe uma frase dita por Cruyff (1993) que sintetiza bem aquilo que acima refiro: “ O Futebol, na realidade, está cheio de recursos. Trata-se de conhecer os teus jogadores e também aos que tens em frente. Se os conheceres não podes ter medo.”
Pois tem Cruyff toda a razão do mundo, pois quando anulas o potencial de maior perigo do teu adversário e explorar as suas fraquezas, não tens como falhar. Não será assim tão simples mas em linhas muito simples essa é a verdade, trata-se de conheceres a tua equipa e a equipa adversária.

A análise estatística pode ser trabalhada para inúmeras situações.
Das mais usadas para equipa com menos meios/recursos, é sem duvida a analise ao próximo adversário.
A informação dá confiança, a confiança dá vitoria.

Exemplo de ficha de observação






Nota:
Este tipo de ficha pode e deve ser alterado consoante a necessidade de cada um.

Algo que também me parece indispensável é o levantamento das zonas de remate. Podem usar algo do género e quantificar e assinalar quem rematou.




Exemplo de Ficha de Remates























Com estes dados podemos perfeitamente “eliminar” algumas tendências dos adversários, bem como potenciar as nossas.

Os dados de observação estatística podem também ser usados para avaliar um jogador de uma forma idónea e sem tendências pessoais com base no seguinte quadro.

Exemplo de observação de jogadores






Sem comentários: