sábado, 5 de março de 2011

Trabalhar o Tiki Taka

Antes de começar a falar sobre o tema, quero agradecer o destaque que me proporcionaram sobre o tópico anterior. Ao Joffran por me ter divulgado, ao jornalista brasileiro que me destacou no seu site, aos outros amigos que tiveram a amabilidade de me divulgar em seus sites relacionados com o grande mundo de futebol.
Sendo assim se gostarem deste topico façam o favor de o divulgar :)

Agradecimentos á parte, e já que gostaram tanto do ultimo tema, eu decidi desenvolver um topico sobre o trabalho/metodo de como obterem resultados neste estilo de futebol tão atrativo e mortifero que o Barcelona usa.
Tenham como coinsciencia, de que, o futebol praticado pelo Barcelona, não é mais do que as bases do futebol, passe, deslocação sem bola, recepção, passe . . . e isto de uma forma sucessiva. Parece estranho mas é verdade. Parece facil, mas é necessário muito trabalho, pois existem tendencias naturais nos jogadores ás quais e necessário controlar (Drible, passes longos, etc...).

O exercicio que se segue, criei-o sobre uma base de 4x3x3, mas podem e devem alterar de acordo com o vosso sistema tactico e a vossa filosofia de jogo.

O importante não é o sistema mas sim a dinamica deste.

Como podem ver pela imagem abaixo o 4x3x3 é um sistema que natureza, cria muitas linhas de passe diagonais, e é um sistema que eu aprecio, pois proporciona (quando bem trabalhado) um estilo de futebol dominante.


Claro que no papel é tudo muito simples, mas aplicar os conceitos é mais dificil. Mas é para isso é que os treinadores são pagos, é o vosso trabalho e a vossa competencia.

Para este caso, eu optei por dividir o sistema em 3 grupos de trabalho.
É muito importante que os exercicios sejam realizados  no raio de acção que os jogadores habitualmente actuam.
Numa fase inicial do exercicio e importante que os jogadores percebam a filosofia e o que está a ser trabalhado (não me canso de dizer isto). Durante 5 minutos deixem os atletas desenvolver o exercicio de uma forma mais lenta, de forma a perceber-lo e habituarem-se.
Após os 5 minutos, realizem alongamentos, e depois mais 10 minutos, onde exijam ja a qualidade de passe e recepção e também muita deslocação.
Findos os 10 minutos, novamente alongamentos, e mais 15 minutos, estes sim com concentração ao máximo com um nivel de exigencia ao máximo. Não deixem cometer erros, exijam dos jogadores.
A movimentação sem bola é parte do "segredo".

ZONA 1

ZONA 2
ZONA 3

Apliquem este tipo de trabalho (não necessariamente igua) de uma forma regular nos vossos treinos e vão começar a ver desenvolvimentos na vossa equipa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mister Paulo Silva muitos parabéns pelo seu óptimo blog.

Não percebi muito bem esta parte sobre as zonas,será que poderia explicar um pouco melhor?