domingo, 13 de junho de 2010

Treinar Concentração é Fundamental

Inumeras são as conversas que venho a manter com amigos treinadores, alguns até bem sucedidos já na alta roda do futebol.
Por vezes troca-mos opinioes e ideias e já vieram á conversa o tema do treino de concentração.
Quando me questionam se acho importante a minha resposta é muito simples "Importante?Não, Essencial!"
Para alguns isto não será muito importante, mas para mim ter jogadores inteligentes e que usam a cabeça durante o tempo de jogo é fundamental.
Toda e qualquer actividade pode ser trabalhada e treinar a capacidade cerebral, não é excepção.
Se não veja-mos por exemplo, quando um jogador está sob marcação de um adversário nas suas costas e está preparado para receber a bola de um colega de equipa, como é que o jogador sabe que está a ser marcado?
A resposta é muito simples, pois o jogador durante uma fracção de segundos observa o que está em seu redor e reage principalmente á cor da camisola do adversário. Após nessa fracção de segundo ter observado ele vai reagir mediante a uma ordem que o cerebro da ao corpo. Este tipo de reacções podem ser trabalhadas, bem como o tempo de analise e o tempo de reacção.

Existem outro sem fim numero de acções que acontecem durante o jogo para vos mostrar que o cerebro reague a certos impulsos em fracções de segundos.

O exercicio que se segue foi um exercicio muito simples utilizado inclusivé por José Mourinho.

Treino de Concentração e Reacção


Descrição:

Num campo delimitado por vocês com dimensões adquadas ao numero de jogadores que vão utilizar no exercicio, 4 equipas com cores diferentes (podem usar coletes de cores distintas), fazem um jogo simples de posse de bola.

A grande diferença neste execicio é que as equipas utilizão cores diferentes. Por exemplo Vermelho joga com Preto. Serão então 2 equipas com cores diferentes a fazer parte da mesma equipa.

O treinador deve dar a ordem das equipas a cada 30 segundos, ou seja, a cada 30 segundos os jogadores têm de reagir ao vosso comando formando novas equipas e adaptando-se ás vossas ordens.

Por exemplo vocês dizem "Vermelho/Preto" e os atletas têm de se adaptarem rápidamente á nova equipa para que seja possivel manter a posse de bola ou recuperarem.
Quando vocês derem a ordem o que vai acontecer, é que os jogadores vão institivamente olhar á sua volta para perceberem se estão bem posicionados ou não. Desta forma estão a treinar a reacção que existe durante o jogo quando o jogador observa se tem adversários a sua volta ou não. Eles vão reagir á cor.

Por outro lado como vocês só ordenam 2 cores, logo as outras duas cores vão trabalhar também a inteligencia pois vocês não disseram a cor que eles usam e eles vão ter que pensar rápidamente.

Assim que começarem a ver progressos não se limitem de trocar equipas aos 30 segundos, mas sim por exemplo quando um jogador (por ex.) Vermelho tem a bola e naquela altura o Preto é adversário e vai tentar tirar a bola ao vermelho, nessa altura deêm ordem de Vermelho/Preto e observem a reacção do jogador.

Desta forma vocês vão começar a perceber a reacção que cada atleta tem e a capacidade de reacção.

1 comentário:

Eduardo disse...

Parece-me interessante vou tentar aplicar