quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Treino e o Futebol

O treino é algo muito mais complexo do que aparentemente parece, todavia, existem inúmeras senão infinitas formas para obter o mesmo objectivo durante as sessões de treino.
No Futebol, tal como noutro desporto qualquer, seja ele de índole individual ou colectivo, o treino serve para trabalhar o objectivo máximo de cada atleta: Perfeição.
No caso do futebol o treino deverá ter como um dos objectivos máximos, a redução ao máximo do improviso individual (sem retirar a criatividade aos atletas), durante o maior tempo possível durante um jogo.
O que andará um treinador a fazer durante as sessões de treino, se um atleta durante uma competição, não sabe se vai marcar á zona ou individual? Se por exemplo um extremo, no numa transição defesa/ataque não sabe se opta normalmente no 1vs1 ou “tabela”, etc..? Se na reposição de bola o GR deve repor curto ou bater directo? Enfim uma série de questões que os jogadores infelizmente por vezes não sabem responder, mas pior ainda, por vezes muitos treinadores também não, sobre a sua própria equipa. Isto revela claramente falta de rigor de alguns, senão muitos treinadores. Mais uma vez digo Treino/Perfeição.
Quando falo em perfeição, não falo em perfeição técnica ou táctica ou…, falo da perfeição total.
Aquilo que tenho assistido em Portugal é uma aposta clara dos treinadores na sua formação, de forma a alargar os seus conhecimentos (como também é o meu caso).
É importante estudar, perceber e testar.
Também não será menos verdade que existem treinadores que querem ser cópias de treinadores de sucesso.
Recordo-me perfeitamente do início do fenómeno Mourinho. Existiam 80% de treinadores a tentar ser cópias de Mourinho e 20% de treinadores que tentava perceber certas ideias de Mourinho, a aproveitar algumas ideias e acrescentarem ás suas próprias.
Resultado, 80% de treinadores com insucesso e 20% com sucesso.
Na altura eu ainda não estava ligado á parte técnica no futebol (estava ainda a ponderar) mas já pensava como hoje penso. Nunca serei como Mourinho, serei sim melhor que ele!
.
Parece-me que a melhor forma de introduzir os exercícios no treino, deverá ser de uma forma gradual, dos exercícios de menor dificuldade para exercícios de maior dificuldade.
O treinador deverá exigir e controlar os índices de concentração durante as sessões de treino, caso contrario estará condenado ao fracasso.

Lembro-me de uma história (alguns já a devem ter ouvido) que não me recordo se li ou se me contaram mas que me ficou na memória.
            Existia um rapaz muito inteligente que queria falar de história, leu meia dúzia de livros e falava de história como de um historiador se tratasse, quis também aprender a falar línguas estrangeiras, leu vários livros e aprendeu a falar fluentemente vária línguas, por fim quis aprender a nadar, leu vários livros de natação, foi nadar e… morreu afogado!
Moral da história – A prática faz a perfeição.


 


A todos os atletas: Treinem até à exaustão!!!!

Sem comentários: