terça-feira, 5 de abril de 2011

O porquê da Análise e Observação dos Adversários

Olá Caros Amigos,

Durante este fim de semana estava a conversa com o meu amigo "Mister Joaquim" enquanto assistiamos a um jogo do Aguas Santas e claro o tema de conversa, eram os metodos de treino etc........ o normal.

O Mister Joaquim, para além de ser um excelente treinador é um execelente formador de homens e alguém que procura constante aprender mais.

Com isto qual não é a minha surpresa, que alguém com a experiencia dele, fez-me inumeros elogios aos tópicos aqui colocados, assim como aos exercicios que crio e os conhecimentos que possuo, obrigado Amigo Joaquim.

Bem e com isto, também ainda na conversa, falavamos no que fiz durante esta época, que passou basicamente pela análise e observação de adversários. Bem sei que por estranho que pareça, esta tarefa foi algo que me apaixonou. Porque?

Quando a determinada altura, deparei a ouvir uns comentários de uma equipa técnica sobre umas alterações tácticas que iriam fazer, no decorrer de um um jogo, eu ao ouvir aquilo pensei para mim, "vais levar poucos, vão estragar tudo". O jogo estava 0-0 acabaram por perder o jogo.

O importante desta pequena história, é que dei por mim a sentir uma evolução notável em termos tácticos e a sentir e ver o jogo de outra forma.

Por isto vos digo que sou bem capaz de fazer isto mais uns anos, sim. Maior parte dos "treinadores" não querem ter uma tarefa deste genero, pois ficar com a responsabilidade de expor os adversários mostrando a forma de os "matar", parece facil mas não é. Pior é aqueles que acham que é uma tarefa de segundo plano.

A quem acha isso vejam o caso actual de André Vilas Boas, começa no FC Porto com 17 anos a realizar este tipo de trabalhado e vejam agora se têm em Portugal um treinador com melhores adptidões tácticas. Melhor duvido, ao mesmo nivel sim existe.

Durante esta época ainda, foi me possivel ouvir comentários aos meus trabalhos, forneci trabalhos ao Nacional da Madeira, ganhei muitos conhecimentos, ganhei o respeito de muitas pessoas e principalmente evolui.

Disponibilizo-me aqui para enviar 1 trabalho a algum clube que esteja interessado em mim e no meu trabalho.

Obrigado por terem tornado este site naquilo que é hoje.

Um Grande Abraço a todos
Paulo Silva








,

1 comentário:

Leandro disse...

quais são as características que acha serem cruciais na observação de um adversário ? . Sou apaixonado por Futebol, iniciei este ano a minha carreira de treinador ainda que nos iniciados mas o tema Observação sempre me interessou bastante . Obrigado.