domingo, 17 de abril de 2011

Condição Fisica no Futebol e Lesões

Á medida que o tempo foi passando as exigências físicas exigidas no futebol foram evoluindo também para um elevado grau de exigências por forma a obter a perfeição da condição física exigível.
Nos dias que correm, todos os atletas têm consciência que no futebol a vitória e a derrota medem-se aos centésimos de tempo, na bola que bate no poste, na percentagem da condição física, etc

Acontece que o exercício físico é levado aos limites, solicita ao máximo a prestação dos músculos, tendões, ossos e articulações, originando por vezes patologias no atleta.

Lesão é um termo geral que se aplica a todos os processos que destroem ou alteram a integridade de um tecido ou parte orgânica.

"Uma lesão representa não só um problema físico, mas também um desafio á manutenção emocional e ao jogo mental do atleta"(Neto- 1997)
Assim sendo quem orienta um atleta, para além de assumir como técnico responsavel, deverá ser o amigo mais próximo, que seja capaz de dividir com o atleta o seu "suor".

Num futebolista as lesões graves mais frequentes são as fracturas e roturas , enquanto as luxações e as contusões são as que mais rapidamente são resolvidas.

Breve apreciação das lesões:
     -Lesões musculares - Advêm de uma forte compressão muscular por contusão, resultando num edema por ruptura das fibras musculares. A lesão está associada aos gestos de remate, mudança brusca de direcção ou travagem repentina. Caracteriza-se por uma dor aguda, intensa e súbita localizada na face posterior da coxa.

    -Lesão osteo-articular - Lesão directamente relacionada com o tornozelo. causada por uma hiper extensão ou flexão plantar e outros movimentos laterais. como por exemplo, uma inversão forçada do pé em adução ou supinação. Resultam de um défice técnico de movimento, condição dos terrenos de jogo, mau estado do calçado desportivo, etc.

   - Lesão do joelho - O joelho é a articulação mais complexa do corpo humano, sendo composta pelo fémur, tíbia, rotula, menisco,músculos,tendões e cápsula articular. Está associada á lesão de maior gravidade do futebolista que é a rotura de ligamentos cruzados.

Sem comentários: