terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Definir momentos de Pressão

O Futebol actual, encontra-se de tal forma desenvolvido que todos os detalhes são importantes.

Vou mostrar-vos um exercicio criado por mim que permite aos jogadores assimilarem os processos de pressão! Quantos atletas já não vi a pressionarem de forma descabida tantas vezes, onde é notória a falta de trabalho neste sentido!
O exercicio que se segue deverá ser adptado em função das vossas equipas, nomeadamente os sistemas tácticos! No exercico que criei optei por colocar as equipas em sistemas tácticos diferentes, e uma marcação zonal!

Tenham em atenção que a equipa verde defende (trabalha e define zona de pressão) enquanto a vermelha ataca!

Para o exercicio mostro-vos aquilo que é entendido de uma forma basica 3 momentos de pressão:

Pressão Alta: Pouco usada, apenas algumas equipas de top a usam, pois têm de subir bastante as linhas e por vezes existem falhas, facilitando ao adversário a entrada no meio campo

Pressão Média/Alta -  A mais usual na maioria das equipas e por regra situa-se no meio campo defensivo

Pressão Baixa - Quase sempre usada por equipas a defender resultados ou com caracteristicas defensivas, recuam bastante os blocos permitindo ao adversário assumir o controlo do jogo

Vejam então o esquema assinalando esses momentos:

Antes de começarem a trabalhar é importante saber qual a vossa opção em relação aos momentos de pressão.
É importante que transmitam  aos jogadores o objectivo e deixar claro as vossas intenções em relação a este processo!

No caso vou assumir que a minha equipa é uma equipa que trabalha numa pressão Média, Média/Alta !

O exercio trata-se de um jogo normal a todo o campo, onde o objectivo é a equipa que ataca entre pelas zonas que abaixo no esquema estão assinaladas com pinos e uma circunferencia! A equipa que defende tem por obrigação impedir a entrada dos adversários/bola por aquelas zonas! Se a equipa que defende recuperar a bola pode atacar normalmente, até porque quando a perder terá de se compor novamente e estará a trabalhar as transições defensivas!


Podem adicionar pontuações ao exercicio!
É importante de igual forma que a equipa perceba o que está a fazer e saber as zonas que tem de defender/atacar. Podem existir tendencias para os atletas esquecerem de bascular para puderem defender as zonas, mas esse já é um trabalho vosso! Definam posições adaptem o exercio por for a serem-vos util.

Sem comentários: