sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Análise e Observação do Adversário

No Futebol actual, seja ele profissional ou amador, assiste-se a uma conjuntura em que os clubes (treinadores) procuram dissecar ao máximo as características dos seus adversários.

A meu ver é indispensável o estudo da equipa adversária.

Existem várias formas de efectuar estudos sobre os adversários, sendo que para mim a melhor será o vídeo (gravações de jogo(s) do adversários).
Desta forma posso ter a plena noção das qualidades técnicas do adversário, posicionamento, modelo de jogo, princípios, etc.
É possível também desta forma analisar as equipas ao pormenor. Será indispensável, que os atletas visualizem as imagens durante a semana de trabalho, para ganharem confiança para o encontro, conhecer os seus opositores, princípios de jogo dos opositores, etc.…

Na observação, os dados recolhidos são obviamente importantes, mas só serão realmente úteis se conseguirem reflectir com a melhor proximidade possível os padrões de organização colectiva da equipa adversária.

O conhecimento individual de cada jogador é importante, mas só fará sentido se for inserido no contexto complexo que é a equipa.

Por exemplo, de que forma pode um treinador adaptar o seu processo defensivo baseado numa informação do género:
            -Extremos adversários são muito rápidos;
            -Ponta de Lança segura bem a bola de costas para a baliza;
Este tipo de informação é completamente inútil, pois todos os extremos devem ser rápidos e todos os ponta de lança devem segurar bem a bola de costas para a baliza.

Sendo assim não interessa o registo de tudo o que o adversário faz, mas sim tudo o que o adversário faz muitas vezes.

Posto isto existem alguns itens que considero como muito válidos numa observação e serão eles:

1- Análise geométrica da disposição dos jogadores em campo (Sistema de jogo) é fundamental, mas neste ponto o real objectivo é chegar a forma de pensar do treinador adversário. Interessa a dinâmica do sistema de jogo, as alterações tácticas que o treinador habitualmente faz e as substituições que também faz habitualmente.

2- O comportamento da equipa em posse de bola, no geral e com diferenciação de sectores.
Por exemplo será importante saber se no 1/3 do campo (zona de construção) a equipa adversária faz circulação de bola ou se faz jogo directo. Se aposta num tipo de jogo mais directo ou mais intermediário, interessa saber quais os jogadores que recebem a bola nesta situação e como agem a seguir com a posse de bola na zona de criação. È igualmente importante saber se optam primeiro pela profundidade ou pela amplitude procurando criar desequilíbrios nas faixas laterais. Na zona de finalização, quantos jogadores (e quem) aparecem na área? É uma equipa de rotinas de remate de meia distância?

3-Transição Defensiva e Posicionamento Defensivo
Facilmente todos percebemos que nenhuma equipa consegue ter posse de bola durante todo o jogo, então é fundamental perceber de que forma a equipa se coloca e organiza após a perda da posse de bola nas diferentes zonas do campo. Pressionam perto da área com espaço curto entre linhas ou recuam em bloco baixo? Pressionam alto mas a defesa raramente sobe deixando espaço nas linhas de meio campo?
Defende á zona ou de forma mista?

4-Transição e método de jogo ofensivo
È impreterível que se saiba de que forma é que a equipa processa a posse de bola, obviamente nas diferentes zonas do campo.
Procuram sempre jogar rápido em determinados jogadores? Começam sempre por fazer circular a bola? Existe muita mobilidade ofensiva? Existem muitas trocas visíveis entre jogadores e migração com ou sem bola para zonas especificas do campo?
Exploram sempre o contra-ataque?

5- Bolas Paradas
Sabemos que um jogo aparentemente dominado pode ser perdido num livre indirecto, num canto ou até mesmo num lançamento aos 90 minutos. Por estas razões é determinante saber-se quais as situações que a equipa repete mais vezes neste tipo de situações. Defendem os cantos á zona deixando 1 ou 2 jogadores rápidos na frente? Quantos e quais jogadores colocam nos livres ofensivos? Em que zonas aparecem os jogadores que normalmente fazem estas jogadas? Existem especialistas na marcação de bolas paradas? Fazem lançamentos laterais directos ou com apoio?

6 – Jogadores mais influentes e criativos

7 – Por ultimo mas também muito importante será a elaboração de estatísticas.
No futuro irei desenvolver um tópico sobre estatísticas no futebol


Estes tópicos são alguns dos que serão importantes aquando da recolha de dados.
Mas lembrem-se, NUNCA alterem os vossos princípios em função de um adversário, pois se o fizerem estão a recear o adversário e garanto-vos que não terão mais de 20/30% de hipóteses de vencer.

A observação aumenta a imprevisibilidade do adversário, não cria vitórias apenas ajuda a cria-las.


Cumprimentos
Paulo Silva

Sem comentários: