domingo, 29 de novembro de 2009

Duvida colocada por Alberto Freitas (Treino Defensivo)

Mensagem de Alberto Freitas

"Boa Tarde
Desculpe estar a incomodar, mas para embrião pareceu-me ver coisas  bastante interessantes neste blog, e como tal gostaria de lhe pedir um  conselho, treino uma equipa de futebol de 7, 10anos e tenho-me  deparado com alguma dificuldade na organização defensiva, gostaria  de pedir a sua opinião se nestas idades será melhor: Marcação  Homem a Homem, compensações, a marcação a zona não me parece ser o melhor mas posso estar enganado."

Obrigado
Alberto Freitas

Minha resposta ao amigo Alberto Freitas

Boa Tarde, Amigo Alberto

Não sendo eu um "expert" em trabalho com camadas jovens aquilo que vou dizer é com base em alguns dos muitos estudos que tenho vindo a desenvolver desde á 2 anos até á data.

O futebol nessas idades deve ser "cultivado" e não imposto.
As crianças estão no futebol ou porque gostam, ou porque os amigos também jogam, porque acham divertido, etc...

As crianças não são adultos em ponto pequeno.

Aquilo que me parece que deverá fazer, é potenciar aquilo que é fundamental nessas idades:
-Passe e recepção;
-Dominios de bola em diferentes fases;
-Potenciar o crescimento;
-1x1 etc, etc, etc...

Se tem alguma duvida acerca do tipo de marcação que deve usar, "ESQUEÇA" a marcação mas incuta durante os treinos, posicionamento táctico e potencie ás crianças conceitos defensivos com exercícios com bola.

Até posso estar enganado mas aquilo que vejo nessas idades é que existe muita gente (treinadores) a dizer a uma criança de 8/10, para marcar H vs H ou á zona, não me parece que a criança vá cumprir aquilo que lhe está a pedir, até porque não tem a perfeita noção do que isso é.

Trabalhe antes posicionamento táctico defensivo durante os treinos(potencie-lhe o futuro), sempre com bola porque a bola é fundamental nessas idades, por diversos motivos.

Irei desenvolver este assunto, criando um novo tópico no meu blogue.

Já agora que clube treina?

Este email que me enviou será publicado no meu blogue visto ter entrado em contacto comigo através dele.

Pode desenvolver mais questões no meu blogue ou através do meu email pessoal.

Muito obrigado pela atenção
Cumprimentos
Paulo Silva


Caros Treinadores de formação o importante nestas idades é o que representa esta foto


Sem comentários: